O mundo dos jornalistas
Todo jornalista anseia por um furo de reportagem. Tempo e noticias são elementos essenciais ao jornalismo. O ponto de partida para a entrada na profissão de jornalista é a entrega do seu tempo. O jornalismo, hoje, faz parte da sociedade capitalista e o jornalista é uma parte importante dessa engrenagem que produz noticias.
O espaço ocupado por um jornal em um bairro, vai além do físico. Se torna movimentado e se destaca na região. Um jornal é uma usina em constante produção e movimento. Como em uma grande empresa, não é possível acessar alguns setores do estabelecimento sem uma devida identificação previa. O jornal se estrutura em um tripé: redação, circulação e publicidade. A imprensa é conhecida como o 4º poder devido ao alcance de suas noticias e informações. Um grande jornal possui sucursais e correspondentes. Um jornalista vê a redação como o centro vivo de um jornal, o coração que pulsa. Ali esta a razão de ser do jornal: a produção da informação. A inovação técnica trouxe grandes vantagens para o jornal e para o profissional de jornalismo, como: ganho de tempo e rapidez de acesso a informações arquivadas. Os jornalistas se dividem em categorias as quais são:
Repórteres ( vão às ruas apurar informações e redigem a matéria )
Redatores ( responsáveis pelo texto final do repórter e pelo titulo e legenda da foto )
Fotografo ( acompanha o repórter à rua para registrar a matéria informativa )
Diagramador ( planeja visualmente a pagina do jornal, orientado pelo editor )
Subeditor ( assistente do editor, trabalha com o redator e o diagramador na montagem da pagina )
Editor ( chefe da editoria, responsável pelas matérias publicadas e pelo espaço destinado a elas. Da o aval para o texto e títulos da matéria )
Chefe de reportagem ( escolhe o repórter mais apropriado para fazer determinada matéria de rua e quem deve acompanhar o desenrolar de tudo. Manda o repórter, que já esta na rua, fazer outra reportagem