Resumo do artigo Implantação De um Sistema De Avaliação De Desempenho: Métodos e Estratégias
A implantação de sistemas de avaliação de desempenho em ambientes organizacionais tem sido um grande desafio para os profissionais da área de Recursos Humanos. No Brasil, considerando a escassez de publicações sobre o tema, o desafio torna- se maior. O artigo de Grillo (1982) analisa criteriosamente a experiência brasileira com avaliação de desempenho na administração pública e observa que as duas últimas estudadas por ele fracassaram totalmente. Tal situação deveu-se, segundo o autor, a inúmeros fatores, como a associação direta entre avaliação e promoção funcional, a padronização e a centralização dos procedimentos, a falta de participação do avaliado no processo avaliativo, entre outros.
Os profissionais de recursos humanos do órgão que sedia a experiência relatada neste artigo procuraram construir um sistema que contemplasse as recomendações da literatura, desde o respeito à cultura da organização, passando pela escolha das técnicas de desenvolvimento dos instrumentos, de preparação dos avaliadores e de adequada utilização dos resultados, até as estratégias de implementação e as ações de manutenção. Para ser bem-sucedido, deve respeitar as características culturais da organização que o adota, no Brasil é corrente a reprodução de modelos, mesmo os modelos mais avançados podem fracassar se as práticas informais de avaliação forem inadequadas. São muito frequentes nas culturas de leniência, nesse caso, o competente, o indiferente, o descomprometido e o incompetente, todos, sem distinção, recebem avaliações máximas. Tais aspectos podem resultar em desmotivação e redução da produtividade.
O modelo, para ser justo, deve se preocupar em identificar e eliminar os fatores geradores das práticas de leniência, nesse caso, é preciso eliminar o problema mediante a sensibilização das chefias da organização para os efeitos danosos de tais práticas, principalmente sobre o comportamento de