Frequencia cardiaca
A Freqüência Cardíaca é um parâmetro que serve para regular a intensidade, eficiência e segurança das atividades para cada indivíduo.
Para saber qual é a sua Freqüência Cardíaca Máxima basta fazer uma conta simples:
Para Homens: 220 – idade
Para Mulher: 226 – idade
Ex: Para uma pessoa de 20 anos o cálculo seria, 220 – 20 = 200. Neste caso para uma pessoa de 20 anos a Freqüência Cardíaca Máxima é de 200 Batimentos por minuto (Bpm)
Esse é um dos cálculos mais usados para chegar na Freqüência Cardíaca Máxima. Agora fazendo uso dessa informação podemos determinar uma zona alvo de trabalho. Por que isso? Através dela podemos direcionar nossas atividades de uma maneira mais eficiente e segura.
De forma geral a zona alvo estabelecida fica entre 65% até 80% da sua Frequência Cardíaca Máxima. Para sedentários essa zona alvo é um pouco mais baixo, ficando na casa dos 50% da sua Frequência Cardíaca Máxima segundo especialistas.
No caso do nosso exemplo anterior, se fosse colocado nessa zona alvo, durante uma atividade física essa pessoa teria que ficar entre 130 e 160 Bpm. Se exercitar na sua zona alvo irá te ajudar a reduzir a gordura corporal, melhorar a resistência e fortalecer pulmões e coração.
Caso essa pessoa seja considerada sedentária sua zona alvo cairia para 100 Bpm. Aos poucos a pessoas pode ir aumentando a intensidade das atividades até alcançar a zona alvo de 65% a 80%.
Existem duas formas simples de descobrir a sua Frequência Cardíaca para conseguir achar a sua zona alvo.
A primeira forma é durante a atividade física parar um instante e contar seus batimentos durante 15 segundos e multiplicar o resultado por 4, o resultado da conta mostra como estão seus batimentos naquele momento. Essa conta pode ser feita de outras formas, por