Resumo Artigo Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas.
Resumo do Artigo
Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas. Silvana C. Tuleski; Nádia M. Eidt; Andria N.
Menechinni; Elisângela F. da Silva; Dirlene Sponchiado; Patrícia D.
Colchon.
Fernanda Silva Ferraz
Março 2015
Belo Horizonte – MG
O artigo escolhido é um estudo que apresenta o trabalho do 5.º ano da Equipe de Estágio de
Psicologia da UEM (Universidade do Estado de Maringá), em uma escola pública no ano de
2000. As alunas fizeram um levantamento das principais queixas dos professores e equipe técnica analisando as relações que geram problemas e dificuldades: falta de comprometimento dos pais na educação dos filhos, indisciplina, imaturidade, rivalidade, inclusive esses seriam os motivos do alto índice de repetência no ano de 1999. Já os alunos, tinham como principais reclamações as aulas desinteressantes, conteúdos repassados de forma mecânica e sem vinculação com seu cotidiano, divisão entre estudo e prazer.
Após, o levantamento dos dados, a equipe de estágio desenvolveu um projeto para trabalhar indisciplina entre os alunos da 5.ª série, entendendo-se como uma produção da escola e da sociedade e não como um processo individual. Elas buscaram ouvir e atuar sobre as queixas apresentadas no contexto escolar com um todo.
Segundo Yazlle (1997), a Psicologia era uma ciência comprometida com a ordem e controle, seu papel era de caráter normativo e enquadrava os indivíduos nos modelos sociais, posteriormente surgiram tentativas de compreender a educação e os processos de aprendizagem sob aspectos de cunho sociológico. A Psicologia Escolar vinha se caracterizando pelas práticas individualistas, esperava-se que o psicólogo fizesse um trabalho clínico, buscando “corrigir” os alunos que não se enquadravam nas regras, inclusive era essa a expectativa da escola em questão. Os professores e equipe técnica queriam que as estagiárias explicassem o problema pela carência econômica e afetiva das crianças,