Add a title
http://www.fsg.br/
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CONTEXTO ESCOLAR DIANTE DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Júlia Stalliviere, Josielle Roggia Barcellos, Nicole Ribeiro Monteiro, Patrícia CampagnoloTussi e SthéfanePelissaro Maciel.
Curso de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha.
Professor Supervisor da APS
Claudia Medeiros de Oliveira
Resumo
O presente trabalho buscou investigar como o psicólogo pode auxiliar o professor no contexto escolar diante da dificuldade de trabalhar com crianças com deficiência intelectual. A partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, baseada em artigos em que as contribuições e colaborações de Vigotsky relacionadas às ideias de interação social e comportamental são apresentadas, pretendeu-se analisar e compreender a relação entre o psicólogo, professor e a criança com deficiência cognitiva, com o intuito de expor as dificuldades enfrentadas pelos educadores dentro da sala de aula composta por um grupo heterogêneo que inclui tanto crianças consideradas “normais” quanto crianças com necessidades educacionais especiais. O problema é que o argumento utilizado no processo educacional refere que a inclusão e integração devem ser direcionadas somente para os alunos com deficiência intelectual. Porém, as propostas educacionais devem ser voltadas também para os demais alunos, já que, devem visar a valorização da diversidade ao invés da igualdade dos educandos.
Palavras-chave:
Deficiência Intelectual. Mediação. Educador.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é compreender e analisar o auxílio que o psicólogo pode oferecer no contexto escolar de crianças com deficiência intelectual, incluindo a interação entre o psicólogo e os professores e cuidadores de crianças com deficiência intelectual ecom a própria criança.
Segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, a Deficiência Intelectual caracteriza-se por um