Monografia
Fábio Cardoso Marcelino
UMA CRIANÇA DESOBEDIENTE: A LIBERDADE DO ATOR PARA BRINCAR DE CRIAR
Rio de Janeiro 2012
UMA CRIANÇA DESOBEDIENTE: A LIBERDADE DO ATOR PARA BRINCAR DE CRIAR
Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima da Silva Assunção apresentado à banca examinadora do Curso de Teatro do Centro Universitário da Cidade como requisito ao título de Bacharel em Teatro.
Rio de Janeiro 2012
DEDICATÓRIA
Este trabalho é dedicado à minha sobrinha Alice, para que ela saiba ser uma criança desobediente.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha família. Meus pais, Paulo e Marlene, minhas irmãs, Fernanda e Flavia, minha sobrinha, Alice, e todos os demais membros da minha família são responsáveis por eu ter alcançado tudo o que já alcancei como ator e, principalmente, como ser humano. Agradeço aos meus amigos, atores ou não, que me apoiam e dividem comigo minhas conquistas. Agradeço a todos os mestres que, desde o início, me ensinaram a amar o teatro: Duda Mattos, Wladimir Pereira, Almir Telles, Lourival Prudêncio, Luiz Furlanetto, Monnica Emílio, Adriano Garib, Antonio De Bonis, Hermes Frederico, Ivan Sugahara, Naum Alves de Souza, Gustavo Rodrigues, Augusto Zacchi, Marcia Zanelatto, Helena Varvaki, Alexandre Mello, Cecília Wellisch, Maria Assunção, Marcia Rubin, Eduardo Vaccari e Andre Paes Leme. Agradeço à Casa das Artes de Laranjeiras – CAL, meu primeiro passo na minha formação como ator. Agradeço ao Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro – UniverCidade – por aceitar-me na instituição para que eu pudesse continuar minha formação, fazendo-me crescer e apontando-me novos caminhos para esse crescimento.
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso representa a busca da liberdade do ator para criar seu trabalho como uma criança que brinca, desobedecendo regras e podendo reconhecer na obra final seus méritos criativos, um ator que pode romper