Resumo Agente Fisicos Na Reabilita O Da Pesquisa A Pratica
Docente: Marcelino Calvo
Discente: Jéssica Maria Soares de Araujo RA: B73CJG-0 Turma: FS4A30
Agentes físicos na reabilitação da pesquisa a pratica
Brasília, 30 de novembro.
Radiação Eletromagnética: Laser e Luz
A radiação eletromagnética é composta de um campo magnético e um campo elétrico que variam ao longo do tempo e se orientam em posição perpendicular em relação ao outro. Os agentes físicos que fornecem energia na forma de radiação eletromagnética englobam varias formas de luz visível e invisível e de radiação nas faixas de ondas curtas e micro-ondas Todos os organismos vivos estão continuamente expostos a radiação eletromagnéticas de fontes naturais, como o campo magnético da terra e a radiação ultravioleta do sol. Nos também estamos expostos a radiação eletromagnética de fontes manufaturadas, como lâmpadas incandescentes, aparelhos eletromagnéticos, computadores e linhas de transmissão de energia.
Propriedades físicas da radiação eletromagnética
A radiação eletromagnética é caracterizada de acordo com sua frequência e comprimento de onda, que são inversamente proporcional um ao outro. A radiação eletromagnética de baixa frequência incluindo as ondas de frequência extremamente baixa, ondas curtas, micro-ondas, radiação IV, luz visível e UV, é não-ionizante, e não pode quebrar as cadeias moleculares ou produzir íons; pode, portanto, ser utilizada em aplicações medicas terapêuticas. A radiação eletromagnética de frequência mais alta, como raio X e ralos gama, é ionizante, podendo quebrar as cadeias moleculares para formar íons. A radiação ionizante também pode inibir a divisão celular, e desta forma, ou não tem utilidade clinica ou é utilizada apenas em pequenas doses para aplicações em imagens, ou em doses maiores para a destruição dos tecidos.
A intensidade de qualquer tipo de radiação eletromagnética que atinge um paciente a partir de uma forma de radiação é proporcional á energia emitida