A ideologia da ressocializa o e a sua desefetiva o no sistema prisional brasileiro
4237 palavras
17 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO PRESIDENTE PRUDENTE
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
A IDEOLOGIA DA RESSOCIALIZAÇÃO E A SUA DESEFETIVAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
Adriana Silva Guedes de Lima
PRESIDENTE PRUDENTE/SP
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO TOLEDO
PRESIDENTE PRUDENTE
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
A IDEOLOGIA DA RESSOCIALIZAÇÃO E A SUA DESEFETIVAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
Adriana Silva Guedes de Lima
Trabalho apresentado como requisito de avaliação para a disciplina de Oficina sobre o Sistema Penitenciário do Prof° Eduardo Luis Couto.
PRESIDENTE PRUDENTE/SP 2015
A ideologia da ressocialização e a sua desefetivação no sistema prisional brasileiro
Adriana Silva Guedes de LIMA1
Eduardo Luis COUTO2
Resumo: O presente artigo visa compreender a ressocialização ocorrida no sistema penitenciário brasileiro e discursar sobre as questões pertinentes relacionadas ao tema abordado como: a realidade vivenciada pelo sentenciado.
O objetivo principal desta pesquisa é analisar a ideologia ressocializadora e seus objetivos específicos são: conhecer esta ideologia compreende-la e debate-la. O método utilizado foi o materialista histórico-dialético, A pesquisa foi explorada de forma teórica e descritiva usando os auxiliares metodológicos: histórico e comparativo. Também se utilizou de a pesquisa bibliográfica e documental.
Palavras-Chave: Criminalidade. Ressocialização. Sistema penitenciário. Sentenciado. Políticas Públicas
INTRODUÇÃO
Este artigo visa trabalhar com a ideologia ressocializadora dos indivíduos encarcerados no sistema penitenciário brasileiro. Ela problematiza esta ideologia e debate de frente com as questões pertinentes à realidade dos sentenciados e a função ressocializadora. Tem como objeto a ideologia da ressocialização e a sua desefetivação do sistema prisional brasileiro.
O objetivo principal desta pesquisa é analisar a ideologia ressocializadora e seus objetivos específicos são: conhecer esta ideologia