Erp
O Enterprise Resource Planning ou Sistemas Integrados de Gestão é uma definição utilizada para o sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
É possível com ERP disponível no mercado emitir notas fiscais eletrônicas, planejar a compra de materiais, cuidar do relacionamento com o cliente, definir o plano de contas, emitir boletos de cobrança e muitas outras rotinas, basta escolher o ERP correto e alimentá-lo com informações íntegras
ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa.
O sucesso de uma boa compra de ERP é ter a certeza de que ele se ajustará à empresa com poucas customizações e que a empresa não precisará se adequar a ele, e sim ele as rotinas da empresa. Os sistemas ERP, passaram a ser largamente utilizados na década de 90, dentre outros motivos devido ao acirramento da concorrência e à globalização, evidenciando a necessidade de ferramentas mais aprimoradas para a gestão das empresas. Ao invés de fazer a manutenção em seus antigos sistemas e continuar a desenvolvê-los internamente, optassem pela adoção de um sistema ERP.
Os sistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRP e MRP II, respectivamente, Planejamento das Necessidades de Materiais (Materials Requirement Planning) e Planejamento dos Recursos de Manufatura (Manufacturing Resources Planning).
Ao módulo básico de cálculo de necessidades de materiais do