ERP
Aparecida de Jesus Xavier Lopes
Givanildode Jesus Silva
Gilson Senhor da Silva
MauroRocha Tavares
Competencias Profissionais – Prof. Francisco
Resumo
Este documento apresenta o que é o ERP (em Inglês Enterprise Resource Planning) Planejamento de recurso corporativo, para que ele serve e algumas oportunidades que existem no mercado de trabalho.
Palavras-chave:
1. História
2. A importância do ERP nas corporações
3. Vantagens do ERP
4. Desvantagens do ERP
5. Fatores críticos de sucesso
6. Custos do Sistema ERP
7. Considerações Finais
8. Referências
Introdução Planejamento de recurso corporativo (em inglês enterprise resource planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). O ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócios.
ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.
1. História
No fim da década de 1950, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia vigente era baseada nos gigantescos mainframes que rodavam os primeiros sistemas de controle de estoques – atividade pioneira da interseção entre gestão e tecnologia. A automatização era cara, lenta – mas já demandava menos tempo que os processos manuais – e para poucos.
No início da década de 70, a expansão