Resumo aec
É o que nos diferencia, assim como a cultura.
Linguagens – ideias impregnadas, da qual Skinner discorda. * Críticas: quem estuda a linguagem pressupõe que ela exista independente do homem; não existe linguagem e sim pessoas que se comunicam, ou seja, a linguagem não existe independente do homem. A ideia não surge do nada!
É um comportamento operante, logo é sensível as mesmas leis de qualquer outro cpto* que não seja verbal. É tudo aquilo que mexe, fala, escreve, aponto etc.
A relação direta com o ambiente não é um cpto verbal. O cpto verbal é uma mediação entre Resposta e Consequência (R – Sconseq). Mediada por outro homem da comunidade verbal. É qualquer estímulo dado que altera o comportamento da pessoa; é cultural. Independe de tempo, espaço e proximidade.
Comunidade verbal: pessoa (s) que aprenderam a reagir a estímulos verbais. Não é necessariamente a mesma língua, pois também será capaz de repetir respostas. Ex.: “Cale a boca!” e a pessoa cala; olhar e a pessoa parar de fazer algo.
Precisa dos outros para ser reforçado, a maioria dos reforços vem das relações sociais.
Quem emite – falante
Quem recebe a resp. verbal – ouvinte
Operantes Verbais
Estuda da resposta verbal do falante:
* Tato
Formato descritivo, todo tato É uma DESCRIÇÃO. Compartilhar informação. A resposta é NECESSARIAMENTE verbal. O Estímulo antecedente (Sa) é não-verbal e o Scons é generalizado. Ex.: calor (antecedente), “está calor” (resposta); “é mesmo” (scons)
Aprende a falar por ter sido reforçado na comunidade verbal com muitos reforços generalizados. Importante analisar a contingência.
Não é nada mais que falar da sua vida. É o estimulo generalizado social quem ensina a desenvolver o tato. Aprendizado de como descrever o mundo.
NÃO SERÁ TATO SE A CONSEQUÊNCIA FOR ESPECÍFICA
Permite gerar respostas na comunidade verbal, mesmo que a pessoa não tenha participado da observação. É intimo, mas reforçado para falar. Descrição de eventos privados que ninguém