resumo adm
A Administração é frequentemente tomada como sinônimo. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como Administração de Empresas sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos. A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
Há autores que considera a Administração uma área interdisciplinar do conhecimento, uma vez que se utilizaria de métodos e saberes de diversas ciências, como , Direito,
Economia, Contabilidade, Psicologia, Sociologia, etc.
3
1 TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Nasceu com Henri Fayol (1841-1925), a primeira abordagem a enfatizar a estrutura
Organizacional, inaugurou a abordagem anatômica e estrutural da empresa, substituindo enfoque analítico de Taylor. Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõe a estrutura organizacional, e suas funções dentro do todo. Para Fayol toda empresa desempenha seis funções básicas:
-Funções técnicas, relacionadas ao produto/serviço;
-Funções comerciais, relacionadas com a compra/venda;
-Funções financeiras, relacionadas com a gerência de capitais;
-Funções de segurança, relacionadas com a proteção de bens/pessoas;
-Funções contábeis, relacionadas com registros/custos/estatísticas
-Funções administrativas, funções estas