Resumo 9 capitulo
A perspectiva sistêmica ajuda a esclarecer as estruturas que caracterizam o domíniopessoal como uma disciplina (como tensão criativa, tensão emocional e conflito estrutural)e além disso ilumina aspectos mais sutis que envolvem esta disciplina, especialmente:
Integração entre a razão e a intuição:
Como forma de utilizar todos os recursos que têm a sua disposição as pessoas com altonível de domínio pessoal integram razão e intuição de forma natural e não programada.Enfatizando a importância do conhecimento oriundo da intuição, Senge cita Einstein:“Jamais descobri alguma coisa com minha mente racional.” O pensamento sistêmico podeser a chave para essa integração, considerando que a intuição escapa à compreensão dopensamento linear, com sua ênfase exclusiva em causa e efeito próximos no tempo e noespaço. Ao se familiarizarem com o PS como linguagem alternativa as pessoasdescobrem explicações para muitas de suas intuições.
A conectividade entre nós e o mundo, o comprometimento com o todo e acompaixão:
Aqui, Senge cita Einstein de novo: “O ser humano experimenta a si mesmo, seuspensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão deótica da nossa consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e a nossa afeição a algumas pessoas mais próximas. Anossa tarefa deve ser de nos libertar dessa prisão ampliando nosso ciclo de compaixão, afim de abraçar todas as criaturas vivas e a natureza viva em toda a sua beleza.” SegundoSenge, estamos acostumados a pensar em compaixão como um estado