Resumo do capítulo 9 do livro do Kotler
O que é brand equity?
- marca é um produto ou serviço que agrega dimensões que o diferenciam de outros produtos ou serviços que foram feitos para satisfazer a mesma necessidade.
- o branding existe como forma de distinguir os produtos de um fabricante do outro.
O papel das marcas
- marcas identificam a origem ou fabricante de certo produto e permite que os consumidores atribuam a responsabilidade pelo produto a determinado fabricante ou distribuidor.
- para as empresas, a marca simplifica o manuseio ou rastreamento de produtos e ajuda a organizar estoques.
- o nome da marca pode ser protegido por marcas registradas, os processos de manufaturas por patentes e as embalagens por direitos autorais.
- as marcas podem sinalizar a qualidade, e assim fazer com que os consumidores optem pelo produto de novo. A fidelidade dá segurança de demanda e torna difícil o ingresso de novas marcas no mercado, além de significar disposição para pagar um valor mais alto. Os concorrentes até podem produzir produtos semelhantes, mas terão dificuldade em se equiparar a essas empresas graças as atividades de marketing, por isso o branding é visto como um meio poderoso de garantir vantagem competitiva.
O escopo de branding
- branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca, e isso relaciona-se a criar diferenças, por isso a dificuldade: para colocar a marca em um produto os consumidores precisam saber ‘quem’ é o produto, utilizando outras coisas da marca.
- o branding diz respeito sobre criar estruturas metais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre produtos e serviços.
- para que o branding dê certo, é preciso mostrar ao consumidor as diferenças significativas entre as marcas numa categoria de produtos ou serviços.
DEFINIÇÃO DE BRAND EQUITY: é o valor agregado atribuído a produtos e serviços. Ele representa o valor psicológico e financeiro para a