O circulo de bakthin
SÍNTESE
O Círculo de Bakhtin FARACO
Síntese apresentada à Disciplina Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem do Curso de Mestrado em Letras, do Centro Universitário UNIRITTER.
Profª. Drª. Neiva Maria Tebaldi Gomes
Porto Alegre 2011
Mikhail Bakhtin dedicou a vida à definição de noções, conceitos e categorias de análise da linguagem com base em discursos cotidianos, artísticos, filosóficos, científicos e institucionais.
O circulo de Bakhtin trata-se de um grupo de intelectuais que se reuniu regularmente entre 1919 a 1929 e era formado por pessoas de diversas formações, (um grupo multidisciplinar) dentre eles destacam-se Bakhtin, Voloshinov e Medvedev.
Um dos aspectos mais inovadores da produção do Círculo de Bakhtin, como ficou conhecido o grupo, foi enxergar a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo - e não apenas como um sistema autônomo. "A língua materna, seu vocabulário e sua estrutura gramatical, não conhecemos por meio de dicionários ou manuais de gramática, mas graças aos enunciados concretos que ouvimos e reproduzimos na comunicação efetiva com as pessoas que nos rodeiam", escreveu o filósofo.
Seguindo esse conceito podemos concluir que a língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações de comunicação.
O ensinar, o aprender e o empregar a linguagem passam necessariamente pelo sujeito. Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos. Além disso, um enunciado sempre é modulado pelo falante para o contexto social, histórico, cultural e ideológico. "Caso contrário, ele não será compreendido", explica a linguista Beth Brait, estudiosa de Bakhtin e professora associada da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC), ambas