Sociolinguistica Resenha
PROFESSOR QUE COMPREENDE A DINÂMICA DA
LINGUAGEM CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE
LEITORES CRÍTICOS
Leilane Francisca Bastos Rocha1
De acordo com o texto de Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna, texto este riquíssimo para nosso aprendizado. Sendo o mesmo escrito pelos autores: FUZA, A.F. das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, MENEGASSI, R. J. da Universidade Estadual de Maringá, OHUSCHI, M. C. G. da Universidade Federal do Pará.
Impossível lidarmos com questões do ensino-aprendizagem sem nos atermos exaustivamente às concepções de linguagem e sua relação com seu momento histórico. Modo comprometido que os autores abordam a importância de implicar e fundamentar as questões no campo da leitura, formando leitores críticos.
Assim, reflete as relações existentes entre a linguagem e leitura. Sendo elas: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma de interação, que puderam ser ampliadas à realidade brasileira contribuindo para a relação professor-aluno. Segundo os autores também afirmam a decodificação da leitura como ainda a forma mais utilizada na educação, se perdendo muitas vezes o trabalho fundamental de diálogo entre texto e leitor.
A primeira concepção abordada é a linguagem como expressão do pensamento. Segundo os autores, Perfeito (2005), na tradição gramatical grega, passando pelos latinos, pela Idade Média e pela Moderna, tendo rompimento efetivo apenas no início do século XX. Desenvolvida a partir dos estudos de Dionísio de Trácia ( século II a.C.), Ou seja, é o veículo que o sujeito pode se valer para