PROPAGANDA INFORMAL
1577 palavras
7 páginas
Resumo: O presente artigo propõe uma da constituição do discurso em propagandas informais veiculadas pela internet e produzidas em diferentes contextos, sobretudo localizadas em bairros periféricos e de população carente. Partimos do conceito de gênero de discurso do Círculo de Bakhtin para discutir os modos de organização do enunciado bem como sua função nas esferas em que se produz e circula. Subsidiam a análise os estudos das funções da linguagem nas teorias da comunicação e na proposta de Roman Jakobson.Palavras-chaves: discurso publicitário; propaganda informal; gênero discursivo; funções da linguagem.
Introdução
Este artigo trata da análise de propagandas informais divulgadas por pessoas despreparadas, ou seja, sem auxilio de um profissional da área. São propagandas “populares” para divulgar o nome do lugar, os serviços prestados, com baixo custo, muitas vezes escritos pelos próprios proprietários dos estabelecimentos com intuito de cortar gastos.
Muitas dessas propagandas são expostas em muros, cartazes ou no próprio produto, estas placas são geralmente encontradas em bairros de classe baixa, sem o devido cuidado com a escrita e a diagramação do anuncio.
Neste artigo foram analisados três anúncios levando em consideração os estudos discursivos da prosa, as variações lingüísticas e a analise alguns termos gramaticais.
1 Discurso publicitário: interferências do contexto na organização da linguagem
Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas humanas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua. (BAKTHIN, 2003, pg. 261)
A língua se manifesta em forma de enunciado, oral e escrito, manifestado em diversos campos das atividades humanas. Através desses enunciados é refletido as condições especificas e as finalidades de cada referido campo, seja por seu conteúdo