Civilização
2. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
3. Ele quer representar que votamos e pagamos impostos obrigatoriamente, ou seja, fazemos coisas que nos são impostas, e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para vivencia da cidadania. Somos acostumados a apanhar calados, dizer sempre “sim senhor?” a “engolir sapos”, a achar normal a injustiça, a termos um “jeitinho pra tudo”, a não levar a serio as coisas publicas, achar que direitos são privilégios, e exigi-los é ser boçal, e ainda acreditar que se as coisas estão como estão e por vontade de Deus.
4. “A cidadania expressa um conjunto de direitos que da à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania, esta marginalizado ou excluído de inferioridade dentro do grupo social”.
5. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça vales os seus direitos. Simplesmente porque existe o código do consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então esses direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.
6. Convivendo em uma sociedade, fazendo valer todos meus direitos e cumprindo todos os deveres a mim cabíveis, respeitando o lugar do próximo a sociedade e a vida direita, exercer cidadania não é tratar todos com carinho, e sim respeitá-los e acreditar que todos são iguais.
Jessica dos Reis Favaro - Nº 23
Seria : 3º c