Resumo de administração capitulo 9
O planejamento operacional se preocupa basicamente com o “que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, focaliza sempre a maximização e a otimização dos resultados. Por meio dele, os administradores visualizam e determinam ações futuras que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece tarefas e operações. O planejamento operacional se assemelha a um sistema, pois começa com objetivos estabelecidos pelo sistema tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação a fim de melhorar os resultados.
Tipos de planos operacionais
Os planos operacionais podem ser classificados em quatro principais tipos:
1. Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos. 2. Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos. 3. Planos relacionados com tempo, denominados programações. 4. Planos relacionados com comportamentos, denominados regulamentos.
*PROCEDIMENTOS
Formam a seqüência de passos ou de etapas que devem ser rigorosamente seguidos para execução dos planos, os procedimentos constituem guias para a ação e são mais específicos que as políticas. Procuram evitar confusões por meio da direção, da coordenação e da articulação das operações de uma empresa. O termo procedimento refere-se aos métodos para executar as atividades, é um sistema de passos ou técnicas seqüenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividade deve ser feita.
*ORÇAMENTOS
São os planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo. O fluxo de caixa, os orçamentos departamentais de despesas, de encargos sociais referentes a empregados, de reparos e manutenção de maquinas e equipamentos, de custos diretos de produção, de despesas de promoção e propaganda, entre outros, são exemplos de