Resumo do capítulo 9, Livro Administração de Marketing Kotler 12º edição
Criação de Brand equity
Para a construção de uma marca é necessário muito planejamento e investimento a longo prazo, juntamente um um marketing criativo o resultado pode ser mais que satisfatório, como o caso de uma das marcas mais conhecidas atualmente, o Google.
Podemos considerar como habilidades características dos profissionais de marketing a capacidade de criar, manter, aprimorar e proteger marcas. Como o branding se tornou prioridade na área de marketing, notamos também que atualmente é preciso se sobressair no processo de gerenciamento para que haja sucesso com a marca lancada atualmente.
Existem quatro etapas principais no processo de gerenciamento estratégico da marca :
- Identificação e definição do posicionamento da marca.
- Planejamento e implementação do marketing da marca .
- Avaliação e interpretação do desempenho da marca.
- Crescimento e sustentação do valor da marca.
O branding é basicamente o processo de criação e construção de marcas e seu objetivo é fazer com que a marca entre e mantenha-se no grupo de marcas mais conhecidas e prestigiadas.
O papel das marcas
A marca serve para que o consumidor no geral atribua a responsabilidade do produto ao determinado fabricante ou distribuidor. O consumidor avalia o produto a partir de experiências anteriores por isso a opinião das pessoas tendem a ser diferentes sobre a mesma marca. Portanto é correto afirmar que a marca é um patrimônio legal extramente valioso para as empresas,quando bem gerenciada, pois ela a representa.
O escopo do branding
Branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca, e a marca é a entidade que se instala da mente do consumidor assim que lhe é passado o que é o produto, para que serve, o que ele representa.
Definição de brand equity
É o valor agregado atribuídos a produtos e serviços, refletindo-se no modo o consumidor pensa, sente e age em relação a