Resumo 2
Leonardo Santana
História da Arte I
Resumo do livro “História da cidade” de Leonardo Benevolo
Campo Grande
2015
Resumo do livro “História da cidade” de Leonardo Benevolo
Na obra de Benevolo, o nascimento da cidade a partir da aldeia é ressaltado logo de início, a cidade provém da aldeia, e se forma a partir da criação de uma relação, entre os donos da terra e aqueles que a cultivam, que o fazem em troca de um pagamento, mantido pelos excedentes do produto final. É quando surge um conceito utilizado entre indústrias e serviços, e a cidade pode enfim crescer utilizando tais recursos sociais.
A cidade é um organismo que cresce e se desenvolve rápido, enquanto o campo, mais lento, fica responsável por produzir os excedentes distribuídos e comercializados na cidade, que se metamorforiza de forma única e dinâmica.
Os primeiros indícios do comportamento social proveniente das cidades surgem nos desertos Africanos e Árabes onde, após a era glacial, floresceu uma vegetação contrastante com a paisagem do deserto, onde árvores proporcionam alimentos e rios trouxeram a água necessária para a sobrevivência. A geografia do local facilitou a comunicação, o comércio, a análise temporal e outras diversas atividades ímpares. As sociedades que ali formaram-se, perceberam a capacidade da terra de produzir em grande volume, e os domínios das técnicas específicas aumentaram a produção agrícola, a população, a atividade comercial e o domínio da cidade sobre o campo.
Na Mesopotâmia, houve um comportamento específico em relação aos excedentes de produção: eles eram de responsabilidade e propriedade dos governantes. Tal costume é um exemplo do surgimento de características únicas em cada civilização, como a maneira de agir, construir, lidar com o espaço terrestre, que dependem diretamente de inúmeros fatores e sua respectiva importância para tal sociedade.
Nesse meio tempo também surge o conceito de propriedade