RESUMO 2
A PALAVRA DE ORDEM É PLANEJAMENTO
O sucesso não é algo que cai do céu, ele precisa ser conquistando com força de vontade, dedicação e principalmente com planejamento. Planejar é traçar um rumo a seguir para se atingir algo ou alguma coisa mais à frente.
Planejar dentro do ambiente empresarial, é a busca da interação das empresas com o seu ambiente interno e com o ambiente externo, é estar de olho no negócio a ser implantado, nos clientes que se quer conquistar, enfim, na conquista do espaço dentro do ambiente de mercado.
Observado se o produto ou serviço a ser oferecido no ambiente de mercado terá cliente e se será bem aceito, se existirá grande competitividade, enfim, deve-se buscar ser uma organização atenta ao mundo, flexível às mudanças e com senso de oportunidade com vistas a se estabelecer no mercado e até se destacar entre as outras.
Isso tudo é o mesmo que pensar estrategicamente, isso consiste em olhar o ambiente externo da empresa, perceber o que o que pode vir a acontecer e decidir o que deve ser feito.
A decisão de planejar decorre da percepção de que acontecimentos futuros poderão não estar de acordo com o esperado.
Este planejamento pode apresentar algumas falhas antes do inicio da sua elaboração como a inadequação no sistema de controle e avaliação, desconsiderando a relação custo-benefício e a interação inadequada com os funcionários da empresa causada pela falta de participação; o desconhecimento de conceitos básicos inerentes ao planejamento e a inadequação no desenvolvimento dos níveis hierárquicos, e o desenvolvimento insuficiente ou demasiado da alta administração ou o não envolvimento da média administração da empresa no processo.
Planejar um empreendimento com vistas ao sucesso requer profundidade e conhecimento quantitativo, pois se somando sensibilidade do conhecimento administrativo, pode colocar uma empresa numa situação relevante no mercado em que se pretende atuar, tudo isso depende do talento, criatividade e competência.