Karl Marx
GUILHERME GUEDES ALEXANDRE
RGM: 15064832
DIREITO – 1G
KARL MARX
ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA JURÍDICA
PROF. ELESSANDRA VÁLIO
SÃO PAULO - SP
2015
Karl Heinrich Marx foi um economista, filósofo e socialista alemão, nascido em Tréveris, em 5 de maio de 1818, e falecido em Londres – Inglaterra, em 14 de março de 1883. Marx era um crítico ferrenho do Capitalismo, tema este que originou sua obra mais conhecida, “O Capital”, onde ele demonstra suas teorias sobre a política e a economia da sociedade, que seriam conhecidas mais tarde como Marxismo. Essas teorias tratam sobre o acúmulo de capital que, para Marx, destinam-se sempre aos empregadores, aos compradores de mão-de-obra, que enriquecem através da força de trabalho do proletariado, este que não recebe o equivalente ao seu trabalho. Para Marx as classes sociais são derivadas das relações econômicas, ou seja, quem compra a força de trabalho é introduzido em uma classe social alta, e quem vende sua força de trabalho pertence a uma classe social inferior, porém Marx defendia a teoria de que o poder deveria ser concentrado na mão da maioria, dos proletariados.
Para Marx, o Capitalismo é uma forma de explorar o trabalhador, pois o operário trabalha, por muitas vezes em condições precárias e com um ‘’salário’’ muito baixo, e o patrão enriquece cada vez mais com a “mais-valia”, conceito esse que é constituído pelo lucro obtido pelo patrão, ou seja, a diferença entre o valor que ele paga para o trabalhador produzir e o preço pelo qual ele vende o seu produto.
Marx era um defensor do comunismo, pois para ele esse era o melhor estágio de desenvolvimento da sociedade, pois a força estaria concentrada na mão dos trabalhadores, que eram a maioria, porém só se sujeitam ao trabalho pois os empregadores usavam o poder econômico para impor sua força e vontade ao povo.
Marx influenciou diversos líderes políticos e suas teorias, entre eles está o ex-chefe de Estado Russo Vladimir