Ecologia Odum 7
Odum 1985
Ecologia: interação dos organismos com os organismos, conforme funcionam nos ecossistemas.
Os organismos não se adaptam simplesmente de forma passiva as forças físicas e químicas, porém modificam, mudam e regulam ativamente o ambiente físico dentro de limites impostos pelas leis naturais que determinam a transformação da energia e a ciclagem de nutrientes.
Dinâmica de Populações
1. Propriedades do grupo Populacional População: qualquer grupo de organismos da mesma espécie que ocupa um espaço determinado e funciona como uma parte de uma comunidade biótica. Comunidade Biótica: conjunto de populações que funcionam como uma unidade integradora, através de transformações metabólicas co-evoluídas numa dada área de habitat físico. Características de uma população: densidade, natalidade, mortalidade, distribuição etária, potencial biótico, dispersão e forma de crescimento. E características genéticas: adaptatividade, fitness reprodutivo e persistência. Densidade É o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço, expressa por unidade de indivíduo ou biomassa por unidade de área ou volume.
Densidade bruta: número por unidade de espaço total.
Densidade específica ou ecológica: número por unidade de espaço do habitat (área disponível que realmente pode ser colonizada pela população).
Abundância relativa: podem ser relativos a tempo, como número de aves observadas por hora. Importante para saber como a população está mudando. Porcentagem de indivíduos numa amostra.
Freqüência de ocorrência: porcentagem das áreas amostradas ocupadas por uma espécie.
Valor de importância: combinação de abundância relativa e freqüência de ocorrência, mais utilizados em estudos de vegetação.
As densidades encontradas nas populações estão relacionadas com o nível trófico e com o tamanho de indivíduo. Quanto menor o nível trófico mais alta será a densidade.
"Os números atribuem importância excessiva a organismos pequenos, e a biomassa atribui importância