Eutrofização
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 RECURSOS HÍDRICOS 5
2.2 BIOINDICADORES 5
2.3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DE LAGOS 6
2.4 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE EUTROFIZAÇÃO EM LAGOS 7
3 MATERIAL E MÉTODOS 9
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO 9
3.2 METODOLOGIA DA PESQUISA 11
3.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 11
4 RESULTADOS ESPERADOS 11
5 CRONOGRAMA 12
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
A eutrofização é um processo de degradação dos lagos ou reservatórios naturais de água quando se encontram enriquecidos de nutrientes, o que limita a atividade normal dos mesmos.
Durante o processo de eutrofização existe uma grande concentração de nutrientes e minerais (fósforo, nitrato e azoto), o que induz a multiplicação de algas e micro-organismos, formando uma camada densa e verde na superfície da água. Como conseqüência, a luz é impedida de penetrar as camadas inferiores, o que implica na redução da taxa de fotossíntese feita pelas algas.
Com a deficiência de oxigênio, a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos) fica afetada, o que pode ocasionar a morte e o aumento de matéria orgânica no meio.
O lago do Pesque Pague Wandscheer situado em Foz do Iguaçu está apresentando o inicio do processo de eutrofização, e pode ser notado por apresentar coloração esverdeada.
O objetivo desse trabalho é identificar as causas desse fenômeno e através de análises químicas e biológicas propor metodologias de recuperação do lago.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 RECURSOS HÍDRICOS
A água é um recurso limitado, porém, vital para a sociedade, o desenvolvimento e o meio ambiente (DUBLIN, 1992 apud AGUIAR, 2011); é uma forma de ligação entre os ecossistemas (FERREIRA, 2003).
Segundo a lei ambiental Art. 225 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao