eutrofização
O processo conhecido por Eutrofização é aquele em que acontece um aumento excessivo de algas numa massa de água devido ao grande depósito de nutrientes (compostos químicos que são ricos em nitrogênio e fósforo).
As algas acabam fomentando o desenvolvimento dos consumidores primários e em alguns casos até mesmo de outros elementos da teia alimentar no ecossistema. O aumento da biomassa nesse ecossistema causa uma redução do oxigênio dissolvido o que provoca a morte e depois a decomposição de muitos seres vivos.
Nesse cenário a qualidade da água é bem reduzida e ainda acontecem alterações profundas no ecossistema. Outra consequência do excesso de nitratos lixiviados pode promover a ocupação do espaço por plantas superiores em pontos em que essas geralmente não existiriam.
O resultado disso é o desequilíbrio nos ambientes que anteriormente estavam em harmonia natural.
O Termo Eutrofização
Esse termo Eutrofização tem a sua origem no grego em que “eu” significa verdadeiro e “trophein” nutrir. Sendo assim se eutrófico é “bem nutrido” o que é o contrário de oligotrófico, quando existem poucos nutrientes na água. O processo oligotrófico acontece mais nas águas oceânicas.
Os dois processos podem acontecer de forma natural como o resultado da lixiviação da serrapilheira que estava acumulada numa bacia de drenagem por chuvas intensas ou podem acontecer por meio da ação do homem.
O ser humano contribui para esses processos quando faz a descarga de efluentes agrícolas, industriais ou urbanos na água. Quando a eutrofização é realizada pela ação do homem passa a ser chamada de “eutrofização cultural”.
Principais Fontes De Eutrofização
Os principais fatores causadores da eutrofização são as atividades industriais, domésticas e agrícolas do ser humano. Um exemplo são os fertilizantes utilizados em plantações e que podem escoar bem facilmente ou mesmo se dissolver e assim se infiltrar nas águas subterrâneas. Depois disso esses elementos são