Resumo 1
_____________________________________________________________________________
Fundição é um processo de fabricação que vem crescendo em importância. O objetivo desse trabalho é mostrar os benefícios que a automação trás para o nosso dia a dia em pequenas e grandes empresas espalhadas em todo o mundo. Nos dias de hoje não conseguirmos viver sem os processos automatizados, pois além de facilitar nossos processos, são eles quem nos dão um melhor controle evitando assim perca de tempo e desperdício de matéria prima.
1.0 Introdução
A Automação industrial tem por fim executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.
O processo de fundição consiste em vazar (despejar) metal líquido num molde contendo uma cavidade com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. Não se restringe apenas às ligas de aço, mas a vários tipos de ligas metálicas, desde que apresentem temperatura de fusão1 não elevada e fluidez2 adequada. Os mais utilizados são: aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco, magnésio e respectivas ligas.
A fundição permite obter, de modo econômico, peças grandes ou de geometria complexa, sua principal vantagem em relação a outros processos.
Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em