RESUMO 1
Um amplificador operacional possui um ganho muito alto e impedância de saída baixa. Normalmente ele é utilizado para obter variações na tensão em diversos tipos de circuitos. Para atingirem um ganho de tensão muito alto um Amp-op utiliza de alguns estágios amplificadores. Geralmente este dispositivo possui duas entradas e uma saída como resultado da utilização de um estágio de entrada de amplificador diferencial. O objetivo principal deste experimento consiste em comprovar o funcionamento do circuito amplificador operacional em sua operação básica. Para a realização do experimento utilizou-se o amplificador operacional LM 741.
1 INTRODUÇÃO
Há vários tipos de amplificadores, neste relatório será realizado o estudo sobre amplificador operacional em operação básica num circuito amplificador inversor. Quando o circuito apresenta entrada com terminação única, o sinal de entrada é conectado a uma entrada com a outra entrada ligada a GND, como pode ser vista na figura abaixo.
Figura 1 - Amplificador inversor
Quando o transistor opera como um multiplicador de ganho constante, um sinal de entrada Vi é aplicado através do resistor R1 na entrada negativa. Já a saída é conectada através do resistor Rf a mesma entrada negativa. E a entrada positiva é conectada a entrada GND. Esse circuito é denominado circuito inversor, e pode ser visto na figura abaixo.
Figura 2 - Amplificador inversor
Nesse amplificador a saída é obtida pela multiplicação da entrada por um ganho constante ou fixo, que é determinado pelo resistor de entrada e de realimentação. Além disso a o sinal de saída é invertida e, relação a entrada. 2 OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
O objetivo principal deste experimento consiste em comprovar o funcionamento do circuito amplificador do circuito amplificador operacional em sua operação básica.
2.2 Objetivos Específicos
Observar as formas de onda da entrada e da saída utilizando o osciloscópio.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Lista de materiais