Resumo 1
Algumas considerações sobre texto
1o parágrafo
Ideia central: Texto (discurso ou enunciado) é a unidade básica de comunicação.
Respectiva justificativa e/ou explicação: Sem texto não há comunicação, e com o texto, falante/ escritor pode expressar seu propósito comunicativo determinado para ouvinte/ leitor. Então, texto é a unidade básica de comunicação.
2o parágrafo
Ideia central: A existência do texto coloca-se sob a dependência de uma enunciativa, comporta do enunciador, do(s) coenunciador(er), e de uma situação de enunciação.
Respectiva justificativa e/ou explicação: Esses três elementos são muito importantes e essenciais na existência do texto.
3o parágrafo
Ideia central: Não se pode isolar um segmento qualquer do texto e tentar conferir-lhe o sentido que se deseja e deve-se sempre levar em conta a situação de comunicação (contexto) em que se concretiza.
Respectiva justificativa e/ou explicação: Uma mesma palavra ou uma mesma sequência linguística podem apresentar significados completamente diferentes, dependendo da diferente situação de comunicação. Então não pode isolar um segmento qualquer do texto, sobretudo, a situação de comunicação, para lhe conferir o sentido que se deseja.
4o, 5o e 6o parágrafo
Ideia central: A situação de comunicação é um segmento muito importante do texto. Não se pode elevar ao estatuto de texto um desenho, um gesto, uma palavra uma frase ou um conjunto de parágrafos, a não ser que estes sejam utilizados como suporte material para que um ato de comunicação possa se realiza.
Respectiva justificativa e/ou explicação: Com o exemplo da mesma sequência linguística "a porta está aberta", nos explica que nas diferentes situações de comunicação, pode derivar diversos efeitos de sentido. Isso implica a importância da situação de comunicação de texto, e o alto estatuto de texto, diferenciando de um desenho, um gesto, uma palavra uma frase ou um conjunto de parágrafos.
7o-11o parágrafo
Ideia