Resposta Filosofia "A Consciência Mítica"
2)
O estruturalismo de Lévi-Strauss explica que o mito possuía uma base lógico-formal sobre algo, imposta a todos os membros de um povo. De tal forma, analisa-se os elementos estruturais de um mito para entender a razão do mesmo.
3)
As mitologias presentes na Grécia, Mesopotâmia e Egito de certa forma serviam mais para sanar dúvidas e curiosidades sobre a criação de algo, era uma forma explicativa, enquanto os mitos tribais têm como uma das funções principais a de advertir, de instruir a não fazer certas coisas para que não haja punições e cultuar Deuses para proteção.
4)
Sim. Ainda hoje há uma série de crenças e narrativas que se diferem de teorias e ainda assim tentam explicar ou sinalizar algo, apesar de não ter mais a mesma força que tinha nas civilizações antigas, pois o senso crítico-racional é cada vez maior e mais forte, nos levando assim a vetar uma ideia se ela não nos agrada racionalmente.
5)
a- Atena esta dizendo que protege, que guarda Ulisses em todos os momentos de vida dele. b- Agamenon colocando a culpa num deus por suas derrotas! abraços!
6)
Sim, as Eríneas, eram personificações da vingança, deusas da mitologia grega que eram encarregadas de castigar os crimes, especialmente os delitos de sangue. A reação popular seria semelhante, pois a população iria querer vingar a menina, procurando justiça.
7)
O mito no qual se refere neste texto é ha forma escandalosa sobre o qual o governo governa o brasil sobre as pessoas quererem tanto poder e viverem ha vida toda só pensando nisso se tornando sem perceber tiranos do seu próprio ego.
8)
Os personagens geralmente são caricatos ou maquiavélicos, e trespassam qualidades de mitos gregos antigos ou misérias atuais, porem o interessante é a reviravolta , quando na mão de algo que você julgava certo, que alguns autores são capazes de fazer com seus personagens ,