Responsabilidade civil por dano ao meio ambiente
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO 2.1. Abordagem Constitucional 2.2. A responsabilidade civil ambiental 2.3. As leis no combate aos danos à natureza 2.3.1. LEI 6.938/81 2.3.2. LEI 7.347/85 2.3.3. LEI 9.605/98 2.4. As medidas que podem ser tomadas para diminuir os danos 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS.
1. INTRODUÇÃO
O presente tema visa apresentar o entendimento atual sobre a Responsabilidade Civil no Dano ao Meio Ambiente, tendo em vista que o meio ambiente é um direito coletivo e todo ser humano deve ter acesso a um meio ambiente equilibrado, uma vez que isso possibilitaria uma melhora na qualidade de vida.
Serão explicitados para tal o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, instituído na Constituição Federal, em seu art. 1º, III, bem como os princípios do direito ambiental que norteiam a questão, quais sejam o Princípio do Desenvolvimento Sustentável, do Poluidor-Pagador, da Prevenção do Dano Ambiental e da Natureza Pública da Proteção Ambiental.
Além do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, tem-se o artigo 225, caput da Constituição Federal, que deixa transparecer toda a importância do direito ambiental na