Transição do feudalismo para o capitalismo
Peste Negra (ou Peste Bubônica) que matou 1/3 da população européia
Crise da produção de alimentos consequência da morte de parte da população.
Guerra dos Cem anos entre Inglaterra e França
As principais transformações estão relacionadas com o fortalecimento do comércio, consequência das cruzadas, o renascimento comercial e urbano e o surgimento da burguesia no período de declínio dos nobres que perderam suas terras (feudos) para o Rei absolutista.
Os três movimentos que marcaram o início da Idade Moderna:
Renascimento Cultural
Reforma religiosa
Descobrimentos marítimos
As quatro principais características da Idade Moderna:
Capitalismo comercial
Descoberta e conquista de novos territórios
A submissão das Américas ao imperialismo europeu
A formação dos Estados nacionais unificados sob o poder do rei absolutista
A Igreja Católica, a instituição mais poderosa da Idade Média perdeu seu poder e suas idéias e dogmas passaram a ser contestados.
A classe principal é a BURGUESIA, que não tinha terras, mas se enriqueceu e queria deixar de ser visto como pobre, queria mudanças sociais. A classe principal era a NOBREZA, que possuía terras (feudos) e, apoiada pela Igreja, não aceitava mudanças sociais
O humanismo foi a concepção artística que concebeu o Renascimento. No humanismo o antropocentrismo é objeto de foco principal, isto é, valoriza-se a ideia de que o homem é o centro do universo; não mais a visão de mundo teocêntrica da Igreja católica predomina, mas as artes renascentistas não negam absolutamente o teocentrismo, mesclando elementos religiosos com a cultura clássica retomada.
A cultura greco-romana valorizava o homem, sua imaginação, inteligência, sua capacidade intelectual de buscar as explicações para os fenômenos da natureza e tudo que permeia o ser