Resolução Matemática
Objetivo: Compreender a dinâmica das Partidas Dobradas (Débitos e Créditos)
Na aula anterior preparamos um balanço após a ocorrência de cada operação da empresa (“Balanços sucessivos”).
Na prática, porém, há dificuldade de se preparar um balanço após cada operação. Em qualquer empresa, tais operações se sucedem a cada instante e é muito complicado administrá-las. Imagine as operações de uma das maiores empresas do Brasil, as Casas Bahia. Seria possível elaborarmos um balanço para cada operação realizada? Não! São milhares de operações ocorrendo simultaneamente em todo o Brasil. Essa metodologia de prepararmos um balanço para cada operação seria impraticável.
Por isso, utilizaremos como “metodologia” as partidas dobradas. Lembram (aulas presenciais)?
Vamos lá. Entenda!
Débito e Crédito
Um lançamento no lado esquerdo de uma conta é denominado laçamento a débito. Um lançamento no lado direito de uma conta é chamando lançamento a crédito.
Razonete
(Título da Conta)
Lado do débito
Lado do crédito
Os leigos em Contabilidade, geralmente, são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável. Já falamos sobre isso!
Na realidade, isto não ocorre, pois tais denominações são, hoje, simplesmente convenções contábeis, com uma função específica em cada conta, como veremos adiante.
Lançamentos a Débito e a Crédito das Contas
As contas possuem dois lados (esquerdo e direito); dessa forma, os aumentos podem ser registrados em um lado e as diminuições no outro. A natureza da conta é que irá determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuições como veremos a seguir.
Os elementos que compõem o ativo figuram no lado esquerdo do Balanço. Em coerência, as contas de ativos (“Bens e direitos”) sempre devem apresentar saldos devedores, isto é, no lado esquerdo.
Razonete
Qualquer conta de Ativo
Débito
Crédito