Comportamento Organizacional
RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO: SAIBA AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS.
1 resposta
Recrutamento e seleção
Vamos começar falando do setor de recrutamento e seleção. Como o nome já diz e já descrevemos brevemente, a função desse setor é recrutar e selecionar funcionários. Esses dois conceitos e nosso objetivo é apresentar os detalhes de cada um desses processos e passar a você os conceitos necessários para que você os execute com eficiência.
Recrutamento: Compreende todos os procedimentos utilizados pelas empresas para divulgar suas vagas e atrair candidatos potencialmente qualificados a ocupar um cargo. É a maneira como as empresas comunicam e divulgam no mercado de recursos humanos suas ofertas de oportunidade de emprego.
Seleção: É o processo sistematizado de escolha entre candidatos que foram recrutados. A seleção visa prever qual deles terá o melhor desempenho na vaga em questão para fins de contratação. Basta lembrar que, apesar de existir milhares de jogadores de futebol para serem recrutados, somente alguns dentre eles é que terão a honra de jogar seleção, ou seja, serão selecionados.
5 DICAS DE COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA BEM SUCEDIDA
Recrutamento bem dirigido, seleção de sucesso
O recrutamento deve ser bem dirigido para evitar que pessoas desqualificadas para a vaga sejam recrutadas. Isso faria com que o processo de selecionar os candidatos se tornasse impossível. No caso do exemplo, só se pode recrutar “jogadores de futebol” e, então, selecionar os melhores dentre esses. Já imaginou se o técnico tivesse que selecionar todos os tipos de jogadores? De vôlei, de basquete e outras modalidades? Cabe ao recrutamento trazer para o processo de seleção somente funcionários que atendam aos requisitos a vaga exige. O recrutamento não deve ser dirigido a todos aqueles que estão disponíveis para trabalhar. Ele deve conter mensagens dirigidas a atrair pessoas com características desejáveis à empresa e à vaga em aberto. Melhor dizendo, é aí que