Resistência Muscular
A resistência muscular se define como a capacidade do indivíduo em exercer determinada atividade de física (de intensidade variada) por certo tempo, isto é,até que os músculos fiquem cansados e a circulação de oxigênio se torne mais escassa, obrigando-o a parar, a ação que estava sendo praticada é terminada devido sensação dolorosa proporcionada pelo ácido lático formado durante a atividade anaeróbia dos grupos musculares .Tal capacidade se divide em quatro categorias, são elas: Muscular; Cardiorrespiratória; Aeróbica e Anaeróbica.
2. RESISTÊNCIA MUSCULAR
Capacidade de um grupo muscular, em um período de tempo, de executar contrações repetidas até que ocorra a fadiga muscular. Como exemplos o exercício abdominal e a flexão de braço.
Para melhorar a resistência muscular recomendam-se exercícios que consistem de 15 a 50 repetições, com duas a três séries por grupo muscular. A velocidade deve ser moderada com intervalos de 30 segundos a dois minutos para cada grupo muscular, com frequência semanal de três dias ou mais.
3. RESISTÊNCIA AERÓBICA
É a qualidade física que permite um atleta suportar uma atividade física em uma tempo relativamente grande generalizada em condições aeróbicas, isto é, nos limites do equilíbrio fisiológico denominado "Steady-State". As variáveis fisiológicas que atuam diretamente no treinamento da resistência aeróbica são: Primeiramente o desenvolvimento da capacidade funcional do coração; Seguindo da melhoria do transporte de oxigênio pelo aparelho circulatório e uma conseqüente situação de boas condições para as trocas gasosas; Por final o aumento da capacidade das fibras musculares para oxidar os açúcares e as gorduras.
Há dois tipos de resistência aeróbia, a dinâmica e a estática.
2.1. RESISTÊNCIA DINÂMICA AERÓBIA
A Capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com o emprego de mais de 1/6 a 1/7 da musculatura total do esqueleto, durante uma intensidade de