FILOSOFIA
ANA MARIA SELAIVE PUJOL
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1
2
ANA MARIA SELAIVE PUJOL
3
ANA MARIA SELAIVE PUJOL
EMENTA
ANA MARIA SELAIVE PUJOL
A origem da Filosofia enquanto pensamento crítico e sua consagração no mundo antigo; A metafísica e a escolástica no caminho do pensar filosófico medieval; A filosofia na trajetória moderna: do Renascimento ao Iluminismo; A ideia de progresso e as novas abordagens da educação.
4
OBJETIVOS GERAIS
1. Compreender a Filosofia como forma específica de pensamento destinada à apreensão do real (sob a forma conceitual) cuja finalidade é a superação das fragmentações oriundas de impressões não fundamentadas.
2. Perceber que a formação universitária, para além de preparar profissionalmente, é a formação do sujeito enquanto agente social, com vistas à clareza acerca do compromisso com atitudes transformadoras da realidade. 3. Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os problemas que afetam o homem tanto em suas atividades, como em relação ao conhecimento atual e ao longo da história, particularmente dos processos de ensinar e de aprender, com vistas à compreensão do conhecimento e da própria filosofia como processo reflexivo acerca do real.
ANA MARIA SELAIVE PUJOL
De acordo com a concepção apontada, a disciplina Filosofia da Educação se coloca no rol das disciplinas dos cursos de licenciatura com a finalidade mais elevada de:
5
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Compreender que o nascimento da Filosofia representou uma ruptura com as formas míticas de pensar e agir, que foi se consolidando com o decorrer da história;
2.
Identificar na prática pedagógica antiga e medieval os vínculos com o pensamento filosófico, com vistas a compreender a relação necessária entre a formação escolar e o pensamento de uma época histórica. Compreender a concepção moderna da filosofia, ciência e educação, enquanto processo de ruptura com os fundamentos