Livre Arbítrio
No Direito o livre arbítrio também funciona nada impede você de matar ou roubar, existe lei que proíbe e que lhe trará uma pena por seus atos mas se você tem o direito de escolha.
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho que seguir, mas nem sempre esse caminho pode ser benéfico. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o catolicismo, espíritas, budistas e etc., e cada uma explica seu ponto de vista em relação ao livre arbítrio, e se ele realmente existe.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Algumas pessoas dizem que livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito, e falta de educação. Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida, e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Livre Arbítrio para os Católicos e na Bíblia
Para os Católicos, livre arbítrio é o poder que Deus dá aos seus fiéis de serem livres e fazerem o que bem entenderem, arcando sempre com suas escolhas, independentes se são “boas”, ou “más”. Segundo a Igreja, Deus acredita que seus fiéis vão fazer sempre a escolha certa, e por isso não interfere nas decisões de cada um. O livre arbítrio está na Bíblia, em diversas passagens, mas onde Deus diz que as pessoas devem se comportar como querem, mas sem fazer mal a ninguém. A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Livre Arbítrio - Santo Agostinho
Livre Arbítrio (De Libero Arbitrio) foi uma obra da autoria de Santo Agostinho. Este livro, que tem data de 395, foi escrito na forma de diálogo do autor