Livre arbitrio
Determinismo Radical
Libertismo
Determinismo Radical (Espinosa)
. Conceito importado da Física Clássica (Newton)
. Cada acontecimento no mundo decorre necessariamente da série de acontecimentos que o antecederam, então, se considerarmos que o fenómeno x é causa do fenómeno y, ocorrendo x, ocorrerá y.
. Num mundo regido por leis determinísticas, todos os acontecimentos, inclusive as ações humanas e os acontecimentos são causados por acontecimentos anteriores ( sucedem-se em cadeias causais – à ocorrência de uma causa seguirse-á, necessariamente um efeito
As leis que as regem estas relações não estão minimamente sob o nosso controlo.
. Logo, não podemos interferir nessas ocorrências (mesmo que tenhamos consciência delas). • Os seres humanos não têm livre-arbítrio (apesar de terem a ilusão de o possuir – isto acontece porque desconhecem as causas que determinam as escolhas). • O determinismo radical defende a incompatibilidade entre determinismo e o livre arbítrio.
Determinismo Radical
• Podemos formular o argumento determinista radical contra a existência do livre-arbítrio da seguinte maneira:
Se tudo está determinado, não há livre arbítrio.
Ora, tudo está determinado.
Logo, não há livre-arbítrio.
Objeções ao Determinismo Radical
Não sentimos que o livre - arbítrio seja uma ilusão, pelo contrário, sentimos que seja um facto da nossa experiência. Sentimos que, embora tenhamos feito algo, poderíamos ter agido de modo diferente, e que o nosso comportamento não é absolutamente previsível. Portanto, quando agimos não podemos evitar pressupor o livre-arbítrio.
Os críticos do determinismo radical consideram que se determinismo radical fosse verdadeiro, não seríamos moralmente responsáveis pelas nossas ações.
Libertismo /Libertarismo (J. Paul Sartre)
. O mundo material e a ação humana são de natureza diferente e regem-se por leis