resistencia muscular localizada
É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições.
A Resistência Muscular Localizada (RML), para Nahas (2003), é a capacidade individual de realizar num maior tempo possível a repetição de um determinado movimento, em um mesmo ritmo e com a mesma eficiência. É a capacidade de repetir várias vezes uma mesma tarefa utilizando-se baixos níveis de força. É a capacidade do músculo em trabalhar contra uma resistência moderada durante períodos de tempo.
EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA (RML)
Exercícios em casa
Os exercícios de resistência muscular são muito familiares á todos nós. Desde nossa infância já o praticávamos no colégio, em casa e nas aulas de educação física, por exemplo. Agora que nos encontramos em fase mais tenra de idade, muitos de nós nos exercitamos com menor freqüência.
Não sei se você é da época onde, nas aulas de educação física, fazíamos exercícios de agachamento flexão de braço, abdominais, polichinelos e outros exercícios resistidos, juntamente com os jogos e esportes, que são inerentes a uma boa aula.
Os exercícios de resistência muscular localizada (RML) têm como característica, trabalhar a musculatura de forma isotônica e localizada. A primeira significa que o músculo se contrai e se estende numa tensão regular. A segunda, que essa contração e extensão voluntária dos músculos, acontecem de forma segmentada. Os exercícios de RML são indicados para o fortalecimento especifico de um grupo muscular. E o Melhor: esta atividade física pode ser realizada em casa!
Outra característica marcante dos exercícios de RML é o alto número de repetições, indo de 12 repetições até 30, ou mais, dependendo do resultado que se queira chegar.
COMO PODE SER AVALIADA A RML
A RML será perfeitamente avaliada se a carga aplicada for de baixa intensidade e de for utilizados testes de repetição máxima,