A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO NA POLÍTICA EXTERNA DO GOVERNO HUGO CHÁVEZ A NÍVEL REGIONAL E CONTINENTAL
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PLANO MONOGRÁFICO
BRUNA FOGAÇA LOPES
A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO NA POLÍTICA EXTERNA
DO GOVERNO HUGO CHÁVEZ A NÍVEL REGIONAL E
CONTINENTAL
Porto Alegre
2012
1
BRUNA FOGAÇA LOPES
A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO NA POLÍTICA EXTERNA DO
GOVERNO HUGO CHÁVEZ A NÍVEL REGIONAL E CONTINENTAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Relações
Internacionais pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing – ESPM-SUL.
Orientador: Profº Gabriel Adam
Porto Alegre
2012
2
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a todos meus familiares, em especial a minha mãe, Maria, que me apoia e incentiva em todos os momentos, e também a minha querida tia Ana Paula, considerada por mim como segunda mãe pelo tanto que me apoia e me suporta.
Ao meu companheiro Guilherme, com o qual compartilho minha vida e meu coração e a minha amiga Rita que me suportou e motivou em todas as horas que precisei.
Também agradeço a todas outras pessoas que me ajudaram de alguma forma, principalmente os amigos próximos que foram compreensivos nesta jornada.
Por fim, agradeço ao meu orientador Gabriel Adam por seus ensinamentos, paciência e dedicação. 3
RESUMO
Esta trabalho tem como objetivo analisar a influencia que o petróleo tem nas ações de política externa do Governo Hugo Chávez no continente americano. A Venezuela tem utilizado este recurso para influenciar sua posição no sistema internacional desde que suas reservas começaram a ser exploradas, porém foi com o Presidente Chávez que o país é projetado no continente utilizando sua vantagem de riqueza energética para maior inserção e influência regional. Inicialmente este estudo procura descrever a história do petróleo no mundo e na Venezuela, para ser possível a melhor compreensão da importância e influência que este hidrocarboneto pode ter nas relações