Resistencia Muscular Localizada
1.
AGILIDADE
O conceito de agilidade consiste na capacidade que o indivíduo
tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido
Constitui um tipo de velocidade caracterizada por movimentos acíclicos. Deste modo, seus principais influenciadores são: a) força; b) velocidade; c) flexibilidade; d) coordenação.
Nesse sentido, a agilidade pode ser observada isoladamente nos segmentos corporais, ou no corpo como um todo. Ambas as agilidades são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida das pessoas, especialmente para pessoas de terceira idade. A agilidade geral permite aos indivíduos uma melhor locomoção, enquanto que a agilidade específica de membros superiores proporciona uma melhor eficiência na execução das tarefas básicas que exigem performances destes membros.
2.
FLEXIBILIDADE
Pode-se definir flexibilidade, de forma operacional, como uma “...
qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular, expressa pela máxima amplitude de movimentos necessária para a perfeita execução de qualquer atividade física eletiva, sem que ocorram lesões anátomo-patológicas”. A flexibilidade é também a capacidade de realizar movimentos de grande amplitude, sendo uma qualidade física que depende do comprimento de certos músculos, da elasticidade de certas estruturas articulares (tendões, ligamentos, cápsula articular) e ainda das formas do esqueleto (fator hereditário e não treinável). A parte treinável da questão (músculos, e estruturas articulares) apresenta vantagens para o atleta a dois níveis:
1. O aumento da flexibilidade permite a realização de movimentos (e técnicas/posições) que,
de
outra
forma,
seriam
impossíveis;
2. O fato de se conseguir uma grande amplitude, diminui o risco de lesão
(roturas) no caso de se atingirem inadvertidamente posições extremas.
A flexibilidade tem uma componente hereditária e depende de outros fatores como a alimentação, a idade (flexibilidade diminui