Resiliência
Essa resenha define resiliência como a capacidade que a pessoa possui de mesmo passando por problemas que por mais graves que sejam, continuam firmes e fortes, não se deixam derrubar. Cada individuo possui um nível de resiliência, uns são mais resistentes outros mais frágeis, porém é possível o desenvolvimento da resiliência. O indivíduo resiliênte cria e mantém atitudes positivas, estimula, supera os intemperes da vida, a probabilidade para o sucesso é muito maior e se as coisas não derem certo é capaz de dar a volta por cima e continuar tentando.
Para encontrar novas formas de lidar com a vida, existem sete fatores importantes, que foram selecionados por serem bem concretos, e podem ser aprendidos no processo terapêutico. Os fatores da resiliência são: Administração das emoções, controle de impulsos, otimismo, análise do ambiente, empatia, auto eficácia e alcançar pessoas. Embora estudos demonstrem que a resiliência poça ser resultante de um traço de caráter ou personalidade, a experiência de vida também pode desenvolver essa habilidade.
Resiliência
A palavra resiliência vem do Latim, “Resilire” que significa recuar, voltar atrás. Na psicologia, significa voltar ao estado anterior, voltar ao que você era antes dos problemas te pegarem. Em física, resiliência é a capacidade que um material tem de se deformar inteirinho, quase “morrer”, mas depois consegue ir voltando ao que era antes e se refazer e se reconstruir.
Mesmo pessoas que se abatem por qualquer motivo podem desenvolver a resiliência, podem aprender a ser flexível e se superar. Existem sete fatores da resiliência que ajudam a encontrar novas formas de lidar com a vida, são eles: Administração das emoções, Controle de impulsos, Otimismo, Análise do ambiente, Empatia, Auto eficácia, Alcançar pessoas.
Administração das emoções é a habilidade de ser manter sereno diante de um problema. E também a capacidade de usar pistas e “ler” as outras pessoas para saber o que fazer. Deve se manter