Resumo de Fungos
Semelhanças com Animais: Presença de quitina, ausência de clorofila, reserva de glicogênio, heterotróficos
Semelhanças com Plantas: Parede celular, natureza séssil, reprodução por esporos, forma de crescimento multicelular
Importância ecológica: Principais decompositores da biosfera, tão necessários a continuidade da vida quanto os produtores. A decomposição quebra a matéria orgânica incorporada nos organismos, libera o CO2 na atmosfera e retorna, ao solo, os compostos nitrogenados e outras substâncias. No solo, essas moléculas podem ser reutilizadas pelas plantas e, finalmente, pelos animais.
Importância na área médica e econômica: Sua importância como pragas amplia-se pela sua capacidade de crescer sob as mais diversas condições. Atuam como os principais agentes de doenças das plantas, também podendo causar doenças no homem e em animais domésticos. As características que fazem dos fungos pragas importantes podem torná-los também de alto valor comercial, como ocorre com certas leveduras (produzem etanol e dióxido de carbono que são importantes na panificação, fermentação e indústria do vinho); outros proporcionam sabor e aroma distintos em diferentes tipos de queijo. Dezenas de outros tipos de fungos (cogumelos) são ingeridos regularmente pelo homem, e alguns deles são cultivados comercialmente.
O uso comercial dos fungos na indústria está crescendo, e muitos antibióticos – como a penicilina – são produzidos por fungos.
Ciclosporina -> suprime as reações imunológicas que causam a rejeição de órgãos transplantados.
Relações simbióticas entre fungos e formigas: Os fungos produzem enzimas necessárias para digerir materiais vegetais e são cultivados por formigas nos jardins de fungos. As formigas suprem os fungos com folhas e se alimentam das partes em crescimento dos fungos.
Hifas – Filamentos dos fungos. Crescem pela região apical. Na maioria da espécies, são septadas; nas demais, o septo ocorre apenas na base de estruturas reprodutivas, e se