Reserva legal
Empresarial
Aluna: Bette Hogla
Turma: ADM 04
Professor:Alexandre Gondim
Reserva Legal.
O que é?
Geralmente denominamos reserva aquele dinheiro poupado com o intuito de adquirir um bem específico ou de prevenir nosso patrimônio contra alguma despesa extraordinária.
Como é aplicada dentro da empresa?
A reserva legal deverá ser constituída mediante destinação de 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida.
RESERVAS ESTATUTÁRIAS
As reservas estatutárias são constituídas por determinação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.
RESERVA PARA CONTINGÊNCIAS
De acordo com o artigo 195 da Lei nº 6.404/76, a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reserva com a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.
O que é princípio de custo ou mercado, o mais baixo?
Esse princípio se baseia em pesquisas feitas no mercado antes de adquirir algum tipo de bens ou serviços, através dele é feito um estudo para saber se o valor da aquisição está compatível com o mercado ou não.
Como é aplicado?
Através de provisões.
EX: Caso o valor da mercadoria ou serviços seja menor que o valor de mercado, não será feita nenhuma provisão. Ao contrário, se o valor da aquisição for maior que o valor de mercado, deve ser feita uma provisão para ajustar o valor do custo com o valor de