resenha o sentido do passado
Eric Hobsbawm fez parte da Academia Americana de Artes e Ciências e leciona na New School for Social Research, de Nova York, foi um historiador marxista britânico reconhecido como um importante nome da intelectualidade do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.
O Sentido do Passado
Resenha
O texto o Sentido do passado escrito por Eric Hobsbawm, está dividido em 29 paragrafos , distribuidos em 13 paginas.
Na introdução do texto o autor faz uma análise da relação entre passado e presente, ressaltando como ocorre a diferenciação deste presente a partir das bases e fundamentos passados. O presente para algumas sociedades é constituído seguindo uma estrutura rígida do passado, na qual podem ocorrer inovações sutis, sem alterar o padrão preestabelecido.
Do quinto ao oitavo paragrafo ele esclarece que tais inovações sutis podem estar contidas nos interstícios do passado, e subentendidas as causas dessas pequenas mudanças. Há certa dificuldade em aceitar mudanças relacionadas à estrutura social, enquanto é provável maior aceitação aos adventos da tecnologia.
Do nono ao decimo quarto paragrafo ele nos mostra que o molde do passado é distinto nas sociedades letradas e iletradas, mas tem a mesma finalidade em ambas e são seguramente mantidos, onde certas inovações tendem a resgatar o passado para convertê-lo em presente e outras partem de um princípio anti-histórico para modificar o presente. Podem ocorrer mudanças sociais um pouco drásticas, por determinação exterior à sociedade, mas estas não desestabilizam as opiniões da sociedade em relação a tal novidade, até que cheguem a um ponto de concessão.
Do decimo quinto ao decimo nono paragrafo ele afirma que o padrão estabelecido de passado como determinante do presente causa certo atraso nas mudanças históricas, tendo em vista que dificulta as