Resenha O Sentido do Passado de Eric Hobsbawm
O SENTIDO DO PASSADO DE ERIC HOBSBAWM
JOSIELISON FERDINEI DA COSTA RIBEIRO – LHN04
Trabalho apresentado como atividade avaliativa na disciplina História e seus Conceitos, no Curso de Licenciatura Plena em Historia, na Faculdade Integrada Ipiranga. Prof. MSc. Maria Martins.
BELEM – PA,
Maio – 2014
Referências: HOBSBAWM, Eric. O sentido do passado. In Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
Josielison Ferdinei da Costa Ribeiro1
Maria Raimunda Martins2
Resenha do texto O Sentido do Passado de Eric Hobsbawm
Segundo o autor, existe uma relação entre passado e presente, cabendo ao historiador procurar saber qual é a importância dela. Ele também diz que todo homem se localizado em uma comunidade passa a ter história. Cabe ao historia dor analisar este sentido de passado e localizar suas mudanças e transformações na sociedade.
O sentido de passado se fragmenta em dois pontos sendo simplesmente “passado”, onde é apenas uma seleção particular do infinito da memoria, este mesmo sentido de passado pode também ser um “passado social formalizado”, onde apenas este pode se tornar padrão para o presente em algumas sociedades, principalmente se estas são iletradas, isso porque a cultura do lugar, os costumes e sabedoria dos mais velhos se tornam uma espécie de “lei” desta sociedade.
Toda sociedade, mesmo que das mais inovadoras tem um passado, e com esse passado as mesmas tentam “aprimorar” ou “recriminar” certas atitudes ou ações do presente, tenta entender o presente, buscando resposta no passado, através de costumes dos mais antigos, documentos e na própria cultura que ao longo dos anos se transforma, desse modo o passado mostra – se importante para o presente, para a sociedade e para o historiador. Sendo sempre uma fonte de busca e que terá respostas às perguntas do presente desta sociedade, pois uma comunidade que não busca no passado suas origens não possui história,