resenha alexandria
O turismo é a única política social que consome elementarmente o espaço. Daí a importância de entendermos o interesse da geografia pelo turismo.
Fazendo um estudo, uma abordagem sobre a introdução à geografia do turismo, uma abordagem socio-espacial. A prática social do turismo está diretamente ligada à geografia, não se pode falar em turismo e não lembrar da geografia. Pois a ciência geográfica está sempre atenta a toda e qualquer manifestação da sociedade, sem esquecer os problemas gerados pela relação homem-natureza.
Daí a importância de se fazer um estudo, uma compreensão do turismo, do ponto de vista de sua dimensão socio-espacial. Fazendo um estudo do turismo sob a ótica da geografia. Entendendo a prática do turismo e suas conseqüências.
1.1 Turismo
O turismo, que, antes de mais nada, é uma prática social, vem mudando de sentindo ao longo da história e cada nova definição consiste em nova tentativa de se conceituar algo que tem, reconhecidamente, uma dinâmica inquestionável. Entre as inúmeras definições de turismo, há que se destacar aquela adotada pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Segundo a OMT, o turismo é uma modalidade de deslocamento espacial, que envolve a utilização de algum meio de transporte e ao menos um pernoite no destino; esse deslocamento pode ser motivado pelas mais diversas razões, como lazer, negócios, congressos, saúde e outros motivos, desde que não correspondam a formas de remuneração direta.
O que a OMT sugere com sua definição de turismo é que viagem e turismo são hoje sinônimos. Por ser uma pratica social, o turismo é fortemente determinado pela cultura.
1.2 Turismo de massa
A expressão "turismo de massa" tende a sugerir tratar-ser de uma modalidade do turismo que mobiliza grande contingente de viajantes.
Se considerarmos que parte da população mundial vive abaixo da linha de pobreza e que outra parte, igualmente significativa, vive muito próximo dessa linha, não é difícil concluir que quando falamos de