Resenha sobre o filme 1984
Dirigido por Michael Radford com John Hurt, Richard Burton, em Londres, 1984 foi baseado no livro do jornalista, ensaísta e romancista britânico, George Orwell, publicado em 1949.
O inicio da obra relata o fim de uma guerra com explosões atômicas, que dividiu a nação em três estados totalitários, e entregue a um tipo de poder autoritário e centralizado, assumido pelo líder, “o grande irmão”.
A principal peça nessa forma de governo é um membro do partido, Winston, que trabalha na área de informações, mudando as noticia que são transmitidas para a população, manipulando-as de acordo com o interesse do partido. O protagonista deposita os seus pensamentos em um diário que mantém escondido em seu quarto, atitude que é considerada criminosa.
Todos os dias os funcionários, param seu trabalho por algum tempo, e se reúnem para demonstrar o seu ódio pelo inimigo do “grande irmão”, Goldstein. E é em uma dessas reuniões que Winston conhece Júlia, inicialmente ele desconfia dela, pensando que a mesma é aliada de uma parte muito perigosa do partido ,o órgão das idéias,que controla cada detalhe do que as pessoas pensavam pra saber se tinham pensamentos contra o partido, ou não. ¬¬¬¬¬¬¬¬Mas ela lhe entrega um bilhete declarando o seu amor por ele.
Logo eles começam um relacionamento, as escondidas é claro. Já que só podiam namorar ou até mesmo casar se tivessem a autorização do partido. Tudo que acontecia era presenciado pelo governo que obtinham as informações através de grandes telas instaladas por todos os lugares, transmitindo as informações que já foram manipuladas pelo partido, inclusive informações do passado eram modificadas para levar as pessoas a acreditar no contrario.
Um exemplo muito atual desse tipo de controle é o programa de televisão “Big Brother Brasil”, onde os personagens são confinados em uma casa e todas as suas ações e comportamentos são julgados por quem os assiste, o público. E na maioria das vezes o programa passa uma imagem