Resenha O Que Taylorismo
“O QUE É TAYLORISMO”
AUTORES: LUZIA MARGARETH RAGO EDUARDO F. P. MOREIRA ED. BRASILIENSE – Ano: 1984
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
Os autores começam o livre abordando a máxima do Taylorismo “tempo é dinheiro”. Hoje em dia não existe quem não controle o seu tempo como se controla-se o seu dinheiro.
Todos buscan realizar trabalhos no menor tempo possível, e este conceito não vale somente para o trabalho, mas também para qualquer atividade social.
EM BUSCA DO HOMEM-BOI
O segundo capítulo fala sobre o origem de Taylor, família, desejos e como desenvolveu a sua carreira na área de engenharia.
Detalha mais sobre o Taylorismo, explicando que é preciso dividir o trabalho por tarefas como uma linha de produção. Além disso, deve-se desasociar o trabalho concepção do trabalho execução.
Em cada movimento no trabalho operacional deve ser criada uma ciência afim de se maximizar os movimentos e realizar o trabalho no menor tempo possível.
O SOLDADO DO TRABALHO
Neste capítulo, os autores discorrem sobre como o Taylorismo é uma ferramenta poderosa utilizada pela burguesia para dominar as classes mais pobres. Pois, como o conhecimento técnico é de acesso a poucos, a exploração da mão de obra é feita com muita facilidade.
TAYLORISMO E RESISTÊNCIA OPERÁRIA Os autores falam sobre a criação dos sindicatos e a resistência dos operários as novas formas de trabalho e remuneração. Enquanto os empresários tentavam implementar a remuneração através da meritocracia, os sindicativos lutavam por salários homogênios. Empregados dos industriais como cronometristas eram atacados quando iam as fábricas vistoriar os trabalhadores.
O DOPOLAVORO NA ITÁLIA FASCISTA
O Fascismo na Itália se apropriou do Taylorismo para buscar aumento de produtividade em suas indústrias. Porém, de uma forma militarizada. Ao invés do engenheiro, os próprios militares