Resenha taylorismo
Administração
Resenha
Artigo I – “Teorias Administrativas e Organização do Trabalho: De Taylor aos dias atuais, influências no setor saúde e na enfermagem.”
Artigo II – “Aspectos Tayloristas numa Empresa de Bebidas: tempos contemporâneos ou " Tempos Modernos"?”
Arícia Araujo Silva Fonseca
Lucas Giatti da Rosa
Professora Denise
Turma V4
- 23 de setembro de 2013 –
A administração direcionada ao desenvolvimento empresarial teve como força principal apresentar condições, métodos e orientações teóricas essa era a forma de organização estudada por Taylor que também foi implantada na área da saúde. Taylor tinha como preocupação principal o aumento da produtividade, disciplina dos operários bem como o conhecimento e a eficácia da produção, onde as pessoas são estimuladas por interesses salariais e materiais
A principal crítica as teorias de Taylor foi por se entender que o ser humano não pode ser reduzido a esquemas simples e mecânicos. A teoria do Desenvolvimento Organizacional é um exemplo de que cada teoria tem seu propósito e devem ser observadas pelo motivo de sua implantação e que quando aplicadas de forma adequada pode ser esta como uma forma de evolução. É importante evidenciar o crescimento, nos últimos anos acerca das mudanças necessárias na gestão e organização do trabalho em saúde.
O profissional da saúde vem a cada dia aprimorando seu conhecimento, tal conhecimento baseado nas teorias da administração, que contribuem para a fundamentação de escolhas, servindo até hoje de exemplos de como se planejar, organizar e ter liderança e competência, para que haja um resultado satisfatório.
Obtendo como exemplo o enfermeiro, é importante que em seu trabalho seja transmitindo alguma idéia de como agir e ter uma fundamentação naquilo em que realizaremos, partindo desse princípio que empresas da saúde adotam teorias